sábado, 14 de julho de 2012

Bom Humor e saúde

bom123O bom humor é o segredo da vida, a chave para a boa saúde. O bom humor favorece a longevidade. Os bem-humorados são mais jovens, desgastam-se menos. Sorrir rejuvenesce, relaxa e abre caminhos. Com bom humor a força vital é mais ativa, a energia flui livremente e a expressão da vida se faz mais plena.

Mal-humorados são mais velhos, ranzinzas, trancam o sorriso e as costas e bloqueiam a livre circulação de energia. O mau humor consome a vida, embranquece os cabelos.

Os bem-humorados mantêm os seus sistemas neurovegetativos funcionando sem grandes variações, dentro de uma faixa harmônica. Já os estressados mal-humorados abusam de seus neurotransmissores, e oscilam entre taquicardias, sudoreses, hiperglicemias, alterações de pressão arterial, de expressões e tons de voz. Em uma cascata formada pela sucessão dos dias mal vividos; o próximo passo são tremores em bochechas ou pálpebras. Se colocar a língua para fora, em frente ao espelho, poderá observá-la trêmula. Daí para zumbidos e tonteiras é um pulo.

O mau humor é fruto de desequilíbrios entre sentimentos de raiva, alegria, tristeza, amargura e medo que habitam em nós. Desequilíbrios entre sentimentos agridem órgãos e tecidos do nosso corpo. Quando ficamos com raiva secretamos uma bateria de substâncias químicas que desencadeiam cascatas de alterações vasculares, cardíacas, respiratórias e digestivas.

Gastrite, úlcera, asma hipertensão, infarte, labirintite, enxaqueca, colite, psoríase, dismenorréia e câncer ocorrem mais em pessoas que apresentam frequentes alterações de sentimentos e humor.

Pessoas bem-humoradas também ficam doentes e morrem, mas, entre o mortal bem-humorado e o mortal mal-humorado, aquele é o primeiro a ter maiores chances de viver mais e melhor. Em todas as clínicas observa-se que mais facilmente se restabelece o paciente otimista, bem-humorado, ao passo que o paciente ranzinza, pessimista e triste muitas vezes tem a sua doença agravada e ainda abre caminho para complicações e intercorrências que roubam ou limitam mais a vida.

É difícil dar fórmulas para o bom humor. O bom humor vem de dentro. Vem da alma. Mas existem caminhos que podem nos ajudar a viver melhor, sem bloqueios energéticos, com a energia vital fluindo livremente.

002(FILEminimizer)

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.