sábado, 10 de dezembro de 2011

Oficina de Contação de Histórias

À partir do próximo ano daremos início a uma atividade voltada para as crianças de nossa comunidade. Com
essa postagem pretendemos mostrar, pelo menos um pouquinho, do que será nossa Oficina de Contação de Histórias.



H I S T Ó R I C O


O projeto da Oficina de Contação de Histórias surgiu da percepção dos agentes de saúde da necessidade de atividades para as crianças da comunidade. O objetivo principal é despertar nos pequenos moradores o gosto pela leitura através da arte de contar histórias.

A principio o projeto tem como meta reunir uma média de 20 crianças pela manhã e 20 crianças à tarde, no entanto, conforme a aceitação do público  podemos aumentar o número de crianças ou criar novos horários.

Esperamos que a experiência cause um grande impacto positivo na prática de incentivo à leitura e a escrita. O trabalho dos contadores de histórias vai muito além de uma ação de leitura. É uma paixão! Por isso, se faz necessário a sua continuação. Assim pensamos.


J U S T I F I C A T I V A


As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vida. Somos então transportados para um outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas.

A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante século utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração.

Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo vovô, pela vovó, pela mamãe? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?

As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que , ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público, é que elaboramos o projeto contadores de histórias visando , assim, oferecer aos ouvintes um conjunto de ações que proporcionarão um encontro mágico com a leitura e com o objetivo de desenvolver a linguagem oral e escrita nas crianças de nossa comunidade.

O B J E T I V O

Objetivo Geral:

Desenvolver a linguagem oral e escrita dos pequenos pacientes de nossa clínica e filhos, sobrinhos e netos de pacientes, e crianças moradoras de nossa comunidade, através da leitura e contação de histórias.

Específicos:
Despertar nas crianças o gosto pela leitura através de textos literários;
Desenvolver as potencialidades artísticas e culturais através da poesia, contos, etc.
Elevar a auto-estima através dos textos e dinâmicas e melhorar sua capacidade de se comunicar, de conviver e de respeitar as diferenças;
Estimular nas crianças a reflexão e a revisão de valores, atitude e comportamentos;
Resgatar a tradição da arte de contar e ouvir histórias;
Partilhar a amizade, o companheirismo e a solidariedade entre as crianças, ouvinte das histórias.
Promover a diversão e o lazer nos espaços ao ar livre de nossa clínica.

A Ç Õ E S

  Organização de roda de leitura;
  Dramatizações de história;
  Momento de leitura livre;
  Apresentação do teatro de fantoche;
  Momento de desenho livre;
  Apresentação com mímicas e músicas;
  Exposição do mural de poesias;

P R O C E D I M E N T O S      M E T O D O L Ó G I C O S

A proposta de trabalho da Oficina de Contação de Histórias é reunir uma determinada quantidade de crianças que sentadas sobre uma toalha de mesa, ou de piquenique, para ouvir histórias narradas pela contadora. A idéia é prender a atenção dos pequeninos através de textos lúdicos e adequados a faixa etária das mesmas.

O trabalhos dos contadores fundamenta-se na utilização da tradição da palavra falada a partir de atividades lúdicas e atrativas. Coerente com a proposta em vista, será desenvolvida várias ações, a fim de proporcionar aos ouvintes oportunidades de poder ler por prazer, compartilhar histórias com os amigos, ter acesso fácil aos livros e assim adquirir o hábito pela leitura.

ACS Aline Tavernard (Equipe Praça do Maia)
ACS Ieda  (Equipe Centro Cultural)

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.