segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Esporotricose - Conheça a Doença

ESPOROTRICOSEA esporotricose é uma micose provocada por um fungo. Afeta os vasos linfáticos, a pele e até a alguns órgãos internos, como o pulmão, ossos e cérebro. A micose é mais frequente em lugares de clima temperado e úmido e o fungo vive na natureza, sendo transmitida através de felinos como o gato, roedores e insetos através da mordedura ou picadas. O fungo encontra-se instalado na vegetação e entra no organismo através de aberturas (lesões) na pele. Portanto é uma doença que pode atingir pessoas que manipulam plantas e crianças que brincam com terra. É importante lembrar que a penetração não ocorre em pele íntegra, ou seja, aquela onde não ha ruptura.

Os sintomas dependem de qual ou quais órgãos foram afetados. Na forma cutânea (pele),existem quatro tipos:

  • Cutâneo-localizada: formação de ínguas, nódulos avermelhados que podem aparecer nos olhos e na boca.
  • Cutâneo-linfática: caracterizada por nódulos que podem ferir e que depois formam um cordão duro que atinge os glânglios através dos vasos linfáticos. Também ocorre ínguas.
  • Cutâneo-disseminada: os nódulos se disseminam pela pele. É frequente em imunodeprimidos.
  • Extra-cutânea: a esporotricose atinge outros órgãõs como ossos, testículos, pulmões, articulações e o sistema nervoso.

Geralmente os gatos que se contaminam são os gatos que vivem na rua ou aqueles gatos caseiros que ainda não são castrados e também vão as ruas atrás das fêmeas. A doença no gato pode ser diagnostica através de surgimento de feridas por todo o corpo e o contágio no homem, geralmente se dá pelo fungo que habita a natureza (solo, palha, vegetais, madeira) e a instalação da doença se dá através de ferimentos com material contaminado, como farpas ou espinhos e pela mordedura ou arranhadura do gato durante as brincadeiras com crianças e adultos. Mas lembre-se, nem todo gato com feridas esta contaminado, assim, você não deve maltartar ou jogar o animal na rua. O certo é levá-lo a um veterinário para que possa ser diagnosticado e tratado.

A doença no homem pode aparecer conforme nas figuras abaixo:

02

0304

O tratamento é simples, feito com antimicóticos, mas é importante que as lesões sejam avaliadas pelos membros de sua equipe de saúde, portanto, não se automedique, procure a sua Clínica da Família.

Qualquer dúvida que você tenha ou caso necessite de mais informações, procure a sua equipe de saúde e se informe.

Enfermeiro Denildo Gomes

Equipe Veteranos

Um comentário:

  1. Am Anderson from Hamburg I was once a victim of herpes hsv2 ,diagnosed of herpes virus in 2012 .but by God grace I was totally cured from herpes by a God sent Dr Moses anabic herbal home he administered his powerful herbs with prescriptions then I gave it a try only but two weeks of taking his powerful herbs I was healed totally.am being generous to any sick patient with any kind of sickness can contact him through his personal email address at Mosesanabic@gmail.com ,you can call or chat him on WhatsApp with +2348100661264

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.